DISPENSAÇÕES
Períodos Bíblicos
Neste
estudo veremos que uma dispensação é um período de tempo, longo ou curto, no
qual, através de uma lei fixa, Deus prova a humanidade, sob a qual a humanidade
deve ser fiel e obediente para que possa receber as bênçãos prometida.
A
separação de épocas (ou dispensações) da História Sagrada é o método mais
antigo de estudar a Palavra de Deus. Este método não só é o mais antigo, más
também o mais razoável. Com este sistema de estudo o aluno aprenderá a fazer as
divisões das revelações que Deus deu à raça humana.
Neste
estudo nosso principal livro de texto será a BÍBLIA. Pois nela encontramos a
história da criação do mundo, da natureza, do passado, do presente e do futuro.
A
palavra "dispensação", vem do latim "dispensatio". E
significa administração, economia ou mordomia. Isso nos leva a afirmar que em
cada período bíblico Deus esta administrando os tempos e as diferentes
revelações manifestadas ao homem.
OS PACTOS
Em
cada dispensação há um pacto entre Deus e o homem, do qual Deus é o autor.
Nesses pactos Deus estabelece certas condições que devem ser cumpridas pelo
homem.
Os PACTOS de
Deus para com o homem são OITO:
1º
- PACTO EDENICO, feito com Adão ( Gênesis 1.28-30; 2.15-17)
2º
- PACTO ADAMICO, feito com Adão e Eva depois de sua desobediência
(Gênesis 3.14-19)
3º
- PACTO COM NOÉ , feito depois do dilúvio (Gênesis 8.20; 9.1-17)
4º
- PACTO COM ABRAAO, o qual foi confirmado a seu filho Isque e a seu neto
Jacó (Gênesis 12.1-3; 26.1-5)
5º
- PACTO MOSAICO, feito com Moisés depois do êxodo (Êxodo 20)
6º
- PACTO PALESTINICO, feito com Israel ( Deuteronômio 30.1-10).
7º
- PACTO DAVIDICO, FEITO COM Davi ( 2 Samuel 7.4-17)
8º
- NOVO PACTO, corresponde au período que seguirá à manifestação de
Cristo ( Hebreus 8.7-13)
Na
Bíblia vamos encontrar sete dispensações:
Dispensação
da INOCENCIA
Dispensação
da CONSCIENCIA
Dispensação
do GOVERNO HUMANO
Dispensação
da PROMESSA
Dispensação
da LEI
Dispensação
da GRACA
Dispensação
do REINO OU MILENIAL.
Em
cada período dispensacional, temos QUATRO coisas que se destacam:
Há uma
NOTA dominante: os pactos e o amor de Deus.
Há
um PROPOSITO definido no plano de Deus: Uma nova REVELACAO de
Deus; normas que são abolidas, outras que continuam, outras que são
acrescentadas.
Há uma
PESSOA que se sobressai: Por exemplo: Moisés, Noé, Adão.
Há um
ACONTECIMENTO que se destaca:A entrega da Lei; a vinda do Espírito
Santo, etc.
"No
principio criou Deus os céus e a terra" (Gênesis 1.1).
l.
O ato criativo divino, pelo qual Deus criou os céus e a terra, compreende todo
o sistema planetário conhecido como "mundos" ou "universo".
2.
Os três atos criativos de Deus estão no capitulo 1 de Gênesis. Nesse capítulo
encontramos todo ato criador de Deus que são:
a.
A criação do UNIVERSO, céus e
terra ( Gênesis 1.1).
b.
A criação da vida ORGANICA, a
vida animal ( Gênesis 1.21).
c.
A criação do GENERO HUMANO, o
homem ( Gênesis 1.26).
O ATO CRIATIVO ORIGINAL.
Segundo
as Escrituras na criação original de Deus, em Gênesis 1.1, há um principio
definido, um período desconhecido e longínquo, oculto da limitada e finita
mente humana, o qual vai mais além da criação de Gênesis 1.1.
A
criação original fala de uma terra bela e esplendorosa. Não cremos numa terra
original sem forma e vazia. "Filho do homem, levanta uma lamentação
sobre o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o Senhor Jeová: Tu és o aferidor da
medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estavas no Éden, jardim de
Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura: a sardônia, o topázio, o
diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o
ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que
foste criado foram preparados" (Ezequiel 28.12,13).
A
TERRA COSMICA.
Em
Gênesis 1.2, vamos encontrar uma terra totalmente diferente da que foi
originalmente criada. Alguma coisa aconteceu que provocou essa mudança brusca
sobre a terra.
Em
Isaías 45.18, diz que Deus não criou a terra em vão. No original hebraico, é
usada a mesma expressão que traduz Gênesis 1.2. ""sem forma e
vazia" (Tohu e Bohu).
Façamos
uma comparação com a terra de Ezequiel 28.12-16, e verá o maravilhoso que era a
terra original de Gênesis 1.1.
Aí
aparece a figura de Lúcifer, como um querubim ungido, como um guardião da terra
original.
O
texto de Ezequiel 28.12.13, nos fala de uma terra original bem diferente do que
vemos em Gênesis 1.2, Nos fala sobre uma terra linda com pedras preciosas,
esmeraldas, etc. Sabemos que antes da rebelião de Lúcifer, não existia o
pecado, assim que, se Adão, sendo, segundo a Escritura, o primeiro homem da
terra, veio a conhecer o pecado, se entende claramente que a rebelião de
Lúcifer (o pai do pecado) só pode ter acontecido entre os versículos 1.1 e 1.2
de Gênesis. Como conseqüência dessa rebelião de Lúcifer que foi lançado sobre a
terra, sobreveio o estado caótico ou sem forma e vazia da terra (Gênesis 1.2),
conhecido como terra cósmica.
O
Profeta Isaias nos apresenta o relato de como foi a caída de Lúcifer, logo
depois de haver se rebelado contra a autoridade de Deus.
"Como
caíste do céu, ó Estela da manhã, filha da alva! Como fostes lançado por terra,
tu que debilitava as nações! E dizia no eu coração: Eu subirei ao céu, e, acima
das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me
assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e
serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais
profundo do abismo" (Isaías 14.12-15).
Neste
estudo de dispensações, tudo tem seu começo em Gênesis 1.1. Mas existe muitas
coisas que precederam a esse principio criativo divino, ou seja, que
aconteceram antes de Gênesis 1.1, que chamamos "Extra
dispensacionalismo".
Tudo
o que a cronologia diz, começa em Gênesis 1.1, porem somos levados pela curiosidade
para dar uma olhada no que há antes de Gênesis 1.1, sem sair dos parâmetros
bíblicos.
O
QUE HAVIA ANTES DE GÊNESIS 1.1?
a.
ANTES DA CRIAÇÃO DO MUNDO (Gênesis 1.1) HOUVE UMA
MANIFESTAÇÃO DE AMOR ENTRE DEUS PAI E DEUS FILHO..
Neste passado cheio de mistérios, havia a unidade e
a eterna comunhão do Verbo de Deus, o qual mais tarde se encarnou. "O
Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais
antigas...ainda Ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem sequer o
princípio do pó do mundo" (Provérbios 8.22,26).
"No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava
com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus" (João
1.1,2).
A evidência da existência destes fatos antes de
Gênesis 1.1, é reforçada com a revelação da relação amorosa entre o Pai e o
Filho : " ...Porque tu me hás amada antes da criação do
mundo" ( João 17.24b).
b.
ANTES DA CRIAÇÃO DO MUNDO, HOUVE UMA MANIFESTA-ÇÃO
DE GLÓRIA DO FILHO JUNTO AO PAI.
" E, agora, glorifica-me tu, ó Pai, junto de
ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse"
(João 17.5).
c.
ANTES DA CRIAÇÃO DO MUNDO, DEUS JÁ HAVIA
DETERMINADO UM CONSELHO PARA A SALVAÇÃO DOMUNDO.
Por Sua Onisciência, Deus já havia determinado,
antes da criação do mundo, um conselho para a salvação do homem. Também nos
havia prometido vida eterna, "antes do princípio dos séculos. Assim que
desde o ponto de vista de Deus, que transcende o tempo, todas as bênçãos nos
foram dadas em Jesus, antes dos tempos eternos.
Esse Conselho preparou um reino para os Seus. Essa
declaração será dada pelo Rei, quando Ele levantar seu trono sobre a terra.
"Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de
meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do
mundo" (Mateus 25.34).
d.
ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, O FILHO DE DEUS, COMO
"CORDEIRO SEM MANCHA", JÁ ERA CONHECIDO COMO AQUELE QUE VIRIA A SER
MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS.
"Mas com o precioso sangue de Cristo, como de
um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo, foi
conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos
tempos, por amor de vós" ( I Pedro 1.19,20).
Na
sua oração sacerdotal (João 17) Cristo declara o plano eterno de Deus,
concebido
antes
de Gênesis 1.1, a favor dos seus.
OS SETE PRIMEIRO DIAS DA HISTORIA.
Segundo a Geologia, a vida precedeu à luz,
desenvolvendo-se nas
profundezas
dos mares. "E o Espírito de Deus se movia sobre a face das
águas" A geologia também diz que primeiro houve uma luz química,
não uma luz solar. " Disse Deus. Seja a luz, e foi a luz". Deus
disse isso no primeiro dia, e o sol só apareceu no quarto dia. Assim a ciência
confirma a Palavra de Deus.
O PRIMEIRO DIA – Gen. 1.3
O SEGUNDO DIA – Gen. 1.6
O TERCEIRO DIA – Gen. 1.11
O QUARTO DIA – Gen. 1.14
O QUINTO DIA - Gen. L.20
O SEXTO DIA – Gen. 1.24-27.
1- PRIMEIRO DIA (Gênesis 1.3)
"E disse Deus. Haja luz. E houve luz".
A
luz é criação de Deus, totalmente oposta às trevas.
2- SEGUNDO DIA (Gênesis 1.6)
"E disse Deus:Haja uma expansão no meio das
águas, e haja separação entre águas e águas". Aqui,
a palavra hebraica "rakia", significa simplesmente "expansão"
ou "espaço". Assim que se refere a esse espaço ou expansão que
separa as nuvens que estão nas regiões mais altas dos mares e tudo o que está
embaixo. A isto o chamamos "atmosfera".
3- TERCEIRO DIA (Gênesis 11)
"E disse Deus: Produza a terra erva verde,
erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja
semente esteja nela sobre a terra. E assim foi".
Aqui neste versículo, podemos considerar a origem
da vida em sua forma mais baixa.
São
especificadas três classes de vida vegetal:
a.
A erva,
b.
A erva que dá semente
c.
A árvore que dá fruto.
A
primeira é um organismo mais simples; a segunda já é mais complexa, tendo um
ramo, e se propaga através de suas sementes; a terceira é mais complexa, pois
tem ramos de madeira, e por isso pode elevar-se do chão, e dar fruto que contém
a semente para sua propagação.
4- QUARTO DIA (Gênesis 1.14)
"E disse Deus: Haja luminares na expansão dos
céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e
para tempos determinados e para dias e anos".
Notamos que no primeiro versículo de Gênesis, temos
uma declaração que estabelece a criação dos céus e terra. Portanto, aqui não se
refere a criação dos corpos celestes, porque não se emprega a palavra
"criar", mas indica seus ofícios de utilidades para a terra.
5- QUINTO DIA (Gênesis 1.20)
"E disse Deus: Produzam as águas
abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a faze da expansão
dos céus".
Sabemos que a maioria das vidas está nos mares e
rios. A fecundidade dos peixes é algo grandioso que o homem não pode nem
imaginar. É o fiel cumprimento da Palavra de Deus.
6- SEXTO DIA (Gênesis 1.24-27)
"E disse Deus: Produza a terra alma vivente
conforme a sua espécie, e répteis, e bestas feras da terra conforme a sua
espécie. E assim foi...".
A CRIAÇÃO DO HOMEM.
Gênesis 1.26: "E disse
Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine
sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda
a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra".
No sexto dia da criação, depois de concluir sua
ação criadora, Deus sentiu a necessidade de algo mais pessoal, algo inteligente
e que pudesse ter comunicação direta com Ele.
Numa época completamente remota, num passado
desconhecido, a Divindade propôs a criação de um ser que pudesse desfrutar de
comunhão com Deus e, para ser seu representante aqui na terra. Esse ser foi o
HOMEM. Foi criado à IMAGEM e SEMELHANÇA de Deus.
IMAGEM, do hebraico "tselem",
significa a expressão da realidade. O homem possui uma natureza trina, pois é
constituído de Espírito, alma e Corpo. "E o mesmo Deus de Paz vos
santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente
conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (I
Tessalonicenses 5.23). Possui uma natureza espiritual que o coloca em
contacto com Deus "Porque qual dos homens sabe as coisas do homem,
senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas
de Deus, senão o Espírito de Deus" ( I coríntios 2.11).
.
A imagem é a substância espiritual e inseparável da alma e não pode ser
separada do homem vivente.
A
Palavra "SEMELHANCA", corresponde ao caráter
moral, que pode separar-se da substancia ou essência e que foi perdida na queda
do homem através do pecado original. Ele continuou tendo a alma, mas sem o
caráter moral divino (I João 3.2; Salmo 17.15).
IMAGEM
e SEMELHANCA, não são termos para compreender-se materialmente, mas espiritualmente.
O
sacrifício de Cristo na cruz foi para restaurar a semelhança através do novo
nascimento (regeneração). "Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na
verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de
Deus", (João 3.3). "Mas a nossa cidade está nos
céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que
transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso,
segundo o seu eficaz poder de sujeitar também em si todas as coisas". (Filipenses
3.20,21).
O
homem foi criado para ser perfeito, puro e maravilhoso. "Vede, isto tão
somente achei: que Deus fez ao homem reto, mas ele buscou muitas
invenções" (Eclesiastes 29).
Deus
deu ao homem todo poder sobre as coisas criadas (céu, terra e mar). Através da
ciência, a tecnologia, podemos ver o poder dominante do homem. O homem com esse
poder e sabedoria, deu nome a todos os seres viventes da terra. Era um
conhecimento intuitivo. O homem era perfeito em todos os aspectos: físico,
moral e espiritual.
Para
todas as coisas criadas, foi empregado uma simples palavra, porém quando chegou
a hora de criar o homem, Deus mudou seu método de povoar o universo. Ele
colocou Suas próprias mãos em ação, para imprimir um contacto pessoal no novo
ser que estava criando. Assim que o homem leva em si, a marca de Deus, a
impressão digital de Deus.
Deus
coroou a sua obra criadora, com a criação do HOMEM. Assim que o homem foi como
a coroa da criação de Deus.
Esta
é a primeira dispensação. Foi precedida pela criação. Gênesis 1.2, diz que a
terra estava sem forma e vazia. Não sabemos quantos anos havia entre o
versículo 1 y o versículo 3. Isso deixa lugar para muitos argumentos. Alguns
estudiosos da Bíblia dizem que haviam milhões de anos , enquanto outros dizem
que não havia um tempo definido. Os ossos de animais extintos e as formações
estranhas como os poços de petróleo, de sal, e de carvão de pedra da lugar a
aceitar a primeira teoria, mas também pode ser que o dilúvio tenha causado tudo
isso. Parece que Deus tem segredos profundos nas Escrituras. Deus criou o
primeiro homem y a primeira mulher e lhes provou na primeira dispensação.
I.
A primeira dispensação se chama da Inocência porque
Adão e Eva eram inocentes, não conhecendo o pecado por experiência.
A.
Circunstancias favoráveis.
1.
Não conheciam o pecado.
2.
Não tinham doenças
3.
Tinham perfeita liberdade
a.
todas espécie de comida
b.
pouco trabalho
c.
nenhum inimigo visível
4.
Tinham vida espiritual diretamente do Espírito de
Deus
5.
Tinham domínio sobre toda a criação
6.
Havia um fiel companheiro para cada um.
II.
A prova era que não deviam comer do fruto da árvore
do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2.16-17)
III.
Fracasso do homem. Desobediência. Gênesis
3.6; I Timoteo 2.13-14.
Surge o Tentador, Satanás. Seu nome não aparece no
texto de Gênesis. Satanás oferece a Eva algo que foi terminantemente proibido
por Deus.
Em I João 2.16, temos a lição que toda tentação do
mundo consiste em três pontos:
1.
Os desejos da carne: O que satisfaz os apetites ou
desejos carnais.
2.
Os desejos dos olhos: O que satisfaz à vista.
3.
A vanglória da vida: O que satisfaz o orgulho
próprio.
Na tentação da mulher, o tentador empregou todas as
formas de tentação.
IV.
A QUEDA E A MORTE DO HOMEM
A mulher caiu sob a tentação, levando seu marido,
Adão a uma condição lamentável.
Assim , Adão que foi constituído como chefe da
criação, se sujeitou a Satanás, passando sua lealdade de Deus ao Diabo. Naquele
momento, ele, Adão entregou o mundo nas mãos do maligno. Desde então o diabo se
constituiu como, príncipe deste mundo (João 14.30); deus deste
século ( II Coríntios 4.4).
Os resultados da caída já eram conhecidos pelo
homem. A "morte" foi o pior castigo que veio em
conseqüência da desobediência do homem.
O castigo pode ser dividido em três diferentes
manifestações:
1.
MORTE FÍSICA
2.
MORTE ESPIRITUAL
3.
MORTE ETERNA
V.
O JUIZO DE DEUS.
Gênesis 3.14-19; 3.22,23.
a. Expulso do jardim do Éden
b.
Sobre a serpente – arrastando--se sobre o pó.
c.
Sobre a mulher – dor ao conceber filhos e submissão ao seu marido.
a.
Sobre a criação natural – espinhos, cardos,
b.
frio e de calor.
I.
PROVISAO DIVINA.
Gênesis 3.15; I Coríntios 1.30.
Esta dispensação termina com um saldo negativo por
parte do homem, e
com
um desejo de Deus em reatar sua relação com o homem. Isso se pode ver na
promessa de Gênesis 3.15.
Ao
terminar essa dispensação, Deus faz seu segundo pacto com o homem. O Pacto
Adâmico, feito com Adão depois da desobediência (Gen. 3.14-19).
I.
A segunda dispensação se chama da
"Consciência" porque a humanidade tinha que se conduzir segundo as
normas ditadas por sua consciência.
A.
Começa com Gênesis 3.23.
Por sua experiência na dispensação da Inocência o
homem aprendeu a diferença entre o bem e o mal, que a desobediência a Deus era
mal e que a obediência era boa.
Agora, com sua consciência feita à semelhança de
Deus ele foi deixado em liberdade para obedece-lo.
B.
Terminou com o Diluvio.
C.
Duração: 1656
anos
I.
CIRCUNSTANCIAS FAVORAVEIS..
A.
O homem tinha a promessa da redenção de Deus. ( A
semente da mulher o livraria, juntamente com a criação da maldição).
B.
Adão mostrou sua fé na promessa ao colocar o nome
de eva" na mulher. Eva significa "vida" ou " a mãe de vida
". Eva foi a mãe da vida espiritual por sua semente Jesus.
C.
Adão adorava a Deus e oferecia holocaustos por seu
pecado. Certamente Deus lhe ensinou isso quando matou os animais para sua
primeira roupa.
Com estas circunstancias favoráveis o principio da
dispensação da Consciência foi tão perfeita como a da Inocência.
II.
A PROVA.
Gênesis 4.7. como a dispensação da Inocência e as outras, esta também tinha que
ter sua prova.}
A.
Sua lei foi sua consciência.
Pelo pecado na primeira dispensação o homem perdeu
a "Consciência de Deus" e ganhou a "consciência de si
mesmo". Isso quer dizer que em vez da conhecer e ver os atos, estado e
caráter de Deus, que ele começou a prestar conta a seus próprios atos, estado e
caráter, quer fossem justos ou injustos.
B.
O homem tinha que obedecer as determinações de sua
consciência.
1.
Sua consciência estava em bom estado e sendo assim
indicava corretamente o bom e o mal, o correto e o incorreto.
2.
Podemos distinguir nove estados ou classes de
consciência na Bíblia.
a.
Consciência cauterizada (I Timoteo 4.2)
b.
Consciência purgada (Hebreus 9.9,14; 10.2
c.
Consciência manchada (Tito 1.15)
d.
Consciência débil ou fraca (I Corintios 8.7)
e.
Consciência Pura (Atos 24.l0).
f.
Consciência Manifestante (Romanos 2,15; 9.1; 2
Corintios1.
g.
Consciência Boa (Hebreus 13.18.)
h.
Consciência Convicta (a boa saúde) (Gênesis 3.10;
4.13; 42.22; Mateus 27.3).
VERDADES DISPENSACIONAIS.
Destas,
a consciência Convicta e a Consciência Cauterizada são as mais importantes.
a.
A Consciência Convicta é a que está em boa saúde e
esta mostrando corretamente o mal e o bom, ou seja, o correto e o incorreto.
b.
A Consciência Cauterizada e a que está muito doente
e diz ao homem que todas as coisas são boas, orientando-o de forma incorreta. Perdeu
sua capacidade de distinguir o bom do mal porque seu dono havia desobedecido
durante tanto tempo que se enfermou.
IV. O PRIMEIRO FILHO DE ADAO Y EVA
Com
o nascimento de seu primeiro filho, é provável que o casal esperasse o
cumprimento da promessa feita por Deus, que mandaria "um" para ferir
a cabeça da serpente. Isso se pode ver no nome dado ao seu filho
"CAIM": "alcancei um varão". Porém com o tempo
eles viram que esse não era o filho da promessa.
V.O FRACASSO.
B. Caím fracassou , primeiro por nãao trazer uma
oferta de sangue al alter de Deus (Gênesis 4.3-7).
A.
Caín fracassou, em segundo lugar, por matar a seu
irmão, Abel (v.8). Certamente Adão havia ensinado a seus filhos sobre a
necessidade de trazer e oferecer sacrifícios de sangue para a remissão de seus
pecados. Um aceitou, o outro recusou. Abel sabia que sua oferta foi aceita por
Deus, pois o fogo veio sobre re a oferta e a consumiu. Porém nenhum fogo havia
descido sobre a oferta (sem sangue) de Caím.
I.
O CASTIGO.
A.
Caím e os homens semelhantes a ele perderam a vida
eterna.
B.
Sua raça se terminou com o dilúvio.
II.
A REDENCAO.
A redenção prevista por Deus foi a arca de Noé.
Enoque escapou por ser arrebatado por Deus.
A
dispensação da consciência terminou em fracasso porque a humanidade não
obedeceu às determinações de sua consciência. Por desobedece-la durante um
longo período sua consciência se enfermou a tal ponto que não podia distinguir
o bem do mal. Vimos que a raça humana, em virtude de suA maldade e
desobediência, foi destruída pelo Dilúvio. Depois do Dilúvio Deus deu uma nova
oportunidade à humanidade, através de Noé e sua família.
I.
A terceira dispensação se chama " GOVERNO
HUMANO" porque Noé foi posto como guia de um povo ou governo de sua casa.
A.
Começou no fim do Dilúvio
B.
Terminou com o chamado de Abraão.
C.
Durou 427 anos.
II.
CIRCUNSTANCIAS FAVORAVEIS
A.
Noé, o guía, tinha 601 anos al sair da arca. Era
uma pessoa com experiência natural e espiritual.
B.
Tinha a promessa de Deus que não destruiria a
humanidade outra vez por agua. Gênesis 9.13-15. O arco-íris foi o sinal.
C.
Receberam um novo paco de Deus. Gênesis 9.9.
D.
Tinham o costume de adorar ao Deus verdadeiro.
Gênesis 8.20-21.
E.
Tinha a completa vontade e liberdade de Deus.
Gênesis 9.1-7. Isso incluía:
1.
Permissão para formar um governo humano e
governar-se a si mesmo.
2.
Permissão para comer carne.
(Adão não tinha permissão para fazê-lo. Ainda que
se crer que alguns pecadores no seu tempo o fizeram).
III. A PROVA.
A.
A vontade da humanidade foi provada por ter que
obedecer a lei feita por seu próprio governo.
a.
Não tinham que obedecer sua consciência doente como
anteriormente.
b.
Deus lhes deus três conselhos como base de seu
governo.
1.
Contra assassinar (Gênesis 9.5)
2.
Contra comer sangue. Gênesis 9.4. ( Deus nunca
mudou essa determinação – Atos l5.29. O sangue sempre foi precioso aos olhos de
Deus).
3.
Como se devia castigar um assassino. Gênesis 9.6.
Isso não foi aplicado no caso de Caím na outra dispensação.
I.
O FRACASSO.
A.
A embriaguez de Noé. (Gênesis 9.20-21)
B.
Cão olhando o corpo nu de seu pai.
1.
Parece que Cão o fez propositalmente pois saiu para
dizer a seus irmãos. Eles conheciam o que era correto e cobriram o corpo de
Noé.
2.
Ainda que não se especifica bem, parece que o fato
de contemplar a nudez do pai, consistia em um pecado grave.
C.
A construção da torre de Babel. Gênesis 10.8-10.
1.
O líder do governo era Nimrod
2.
foi construída com o propósito de rebelar-se contra
Deus
3.
Era um sinal do orgulho e rebelião, além da
adoração de um líder chamado Ninrod.
II.
O CASTIGO.
A.
Dispersão do povo ao ter sua língua confundida,
dando origem a vários idiomas, tornando necessário separar-se em pequenos
grupos que falassem o mesmo idioma.
B.
Cão e seus descendentes foram destinados a ser
serventes. Gênesis 11.5-9; 9.25.
Noé viveu 950 anos.
Ao
contemplar o fim da dispensação do Governo Humano, se chega a pensar que não
ficou ninguém que fosse considerado fiel em cumprir e obedecer as provas de
Deus.
Elias
clamou a Deus que tirara sua vida porque céu que só ele havia ficado fiel o
Senhor, porém Deus lhe disse que havia 7.000 fiéis em Israel que não haviam
sobrado seus joelhos a Baal. Assim também foi no tempo de Ninrod, pelo menos,
uma família, a do pai de Abraão vivia fiel a Deus porque Abraão esta bem perto
de Deus para ouvir sua voz.
I.
A quarta dispensação se chama, da "Promessa"
porque nela Abraão escuta uma promessa de Deus e se esforça para reclamar o
cumprimento dessa promessa.
A.
Começou no Chamado de Abraão ( Gênesis 12.1).
B.
Terminou no Êxodo de Israel do Egito.
C.
Durou 430 anos.
II. CIRCUNSTANCIAS FAVORAVEIS.
A.
Abraão recebeu um novo pacto de Deus. Gênesis
12.1-3.
1.
Benção incondicional prometida para sempre.
2.
Deus escolheu uma família, em vez de muita gente.
3.
O pacto foi feito com ele e sua família.
B.
Abraão foi guiado a um novo lugar.
1.
A separação do mundo sempre facilita uma vida de
vitória. Gênesis 12.4
C.
Abraão adorava a Deus.
1.
Sabemos isso porque ele construiu um altar. Gênesis
12.7.
D.
Abraão tinha a promessa de ser o canal pelo qual
viria o Salvador de toda humanidade. Gênesis 12.3. Por isso é
que essa dispensação se chama da "Promessa". Seu nome foi mudado de
Abram para Abraão.
E.
A primeira revelação da vontade de Deus nesta
dispensação pode ser dividia em sete declarações de seu propósito.
1.
Fazer de Arão uma grande nação – Gen. 12.2
2.
Abençoar sua vida. Gen.13.2
3.
Engrandecer sua nome . Gen. 12.2
4.
Fazer dele uma benção – Gen. 12.2
5.
Abençoar aos que o abençoasse – Gen. 12.3
6.
Amaldiçoar os que o amaldiçoasse – Gen. 12.3
7.
Abençoar nele todas as famílias da terra- Gen.
12.3.
III.A
PROVA. As pessoas.
A.
tinha que deixar sua terra.
B.
Tinha que estar separado.
C.
Tinha que ficar no lugar que Deus escolheria.
D.
Tinha que depositar sua fé no Salvador prometido
que viria.
I.
O FRACASSO.
A.
Abraão partiu da terra da preferência de Deus para
ir à terra de seu próprio desejo.
1.
Foi para Egito
2.
Partiu de Canaã para escapar de uma sêca em vez de
confiar em Deus.
3.
Escapou do castigo divino por voltar a Canaã. Gênesis
20.10-13.
B.
Isaque fez a mesma coisa – escapou do juízo divino
por voltar.
C.
Jacó também fez o mesmo, porém não voltou. Havia um
castigo.
Cada filho era menos espiritual que seu pai. Todos
confiaram na promessa, especialmente Abraão. Gálatas 3.3; Hebreus
11.8-9.
V. O CASTIGO OU JUIZO.
A.
Foram escravos no Egito por 400 anos porque Jacó
fracassou.
B.
Sobre o Egito foram enviadas as pragas por
maltratarem os escravos.
I.
A REDENCAO MOSTRADA.
A. Êxodo 12-14. Todas as jornadas no deserto
mostram redenção.
Quando
Deus viu que a nação escolhida não pode vencer por uma fé numa coisa prometida
porém que não era visível, Ele lhe deu outra oportunidade com uma religião
visível.
A
quinta dispensação se chama da "Lei" porque Deus deu leis através de
Moisés. Eram completas. Êxodo 13.1; Lucas 16.16.
A.
Começou no monte Sinai
B.
Termina com a morte de Cristo na Cruz.
C.
Durou 17ll anos.
I.
CIRCUNSTANCIAS FAVORAVEIS.
A.
A lembrança dos milagres no Egito.
B.
A proteção e providência no deserto por 40 anos
C.
Com a entrega da Lei se conheceu a completa vontade
de Deus.
1.
O Tabernáculo foi construído.
2.
Foi dado uma religião visível.
II.
A PROVA
A.
Tinha que obedecer. Êxodo 19.5-8.
B.
Deus lhes deu três classe de leis:
1.
Os mandamentos .
Êxodo 20-1-15. Expressam a vontade divina.
2.
Os juízos.
Êxodo 21.1-13,33. Expressam as relações do homem com o homem.
3.
As ordenanças.
Êxodo 24.12; 312.18 ensinam sobre a adoração e a vida religiosa.
Ao receber as leis de Deus, os Israelitas se
comprometeram em cumprir com tudo que Deus havia determinado. Eles selaram um
pacto novo ao oferecer sacrifícios de sangue de animais. Isto significava que
pagariam com a vida se desobedecessem. ( Ezequiel 18.4).
É importante observar que nesta dispensação a prova
estava apenas sobre a nação judaica, os outros povos não eram julgados pelas
normas da lei mosaica. Essa divisão foi feita pelo próprio Deus quando dirigiu
sua palavra a Israel e à casa de Jacó. Êxodo 19.3.
Assim que pela aliança "incondicional" feito
com Abraão a posição de Israel diante de Deus permaneceu firme; porém pela
aliança "condicional", feita através de Moisés, Israel
poderia perder as bênçãos de Deus se fosse desobediente.
III.
O FRACASSO.
Ha uma lista de fracassos. Mencionamos alguns:
1.
Murmuração no deserto.
2.
Adoração de ídolos. (começou com o bezerro de ouro)
3.
Muitas classes de pecados
a.
Morais –
b.
Espirituais –
4.
finalmente recusa e crucificação de Cristo.
IV.
JUIZO OU CASTIGO ( HAVIAM DUAS
CLASSES)
a.
Sobre todo o mundo na cruz de Cristo. João
12.27; Atos 2.36; Colossenses 2.14-17.
b.
Sobre a nação Israel.
1.
O cativeiro permanente das 10 tribos.
2.
O cativeiro de 70 anos das tribos de Judá e
Benjamim.
3.
A destruição da cidade de Jerusalém por recusar a
Cristo. Mateus 24.1-2.
4.
Disperso por todo o mundo em virtude de sua recusa
de Cristo – Lucas 21.24. etc.
A Lei não foi dada com a finalidade de
transformá-los em homens bons,
mas
para tirar qualquer duvida sobre o pecado, a fim de mostrar o nível do pecado
dos homens, para descobrir o pecador e trazê-los a juízo sem desculpas. Além
disso, pela Lei, o homem podia recorrer aos sacrifícios, e pela fé, refugiar-se
no Salvador prometido. Pois a Lei foi feita para os injustos. (I
Timoteo 1.9.10).
No
fim da dispensação da Lei, os sacerdotes e dirigentes judeus estavam totalmente
metidos no legalismo e ritualismo, tornando-se cegos e insensíveis às profecias
do redentor prometido; e recusando ao seu Rei quando este veio ao mundo.
A
dispensação da Lei fracassou porque o homem foi muito débil para guardar todas
as leis justas de Deus.
A
Palavra diz que era possível obedecer todas as leis, pois Cristo fez o que
nenhum outro conseguiu fazer. Mesmo que fosse possível, parece que Deus não
esperava que alguém as obedecesse, exceto Seu Filho porque em Gálatas 3.24 diz
que a lei tinha como propósito, convencer ou ensinar ao homem sua necessidade
de um Salvador como Jesus Cristo. Ao começar essa dispensação da Graça, podemos
dizer que, " A lei foi boa, porém a Graça é melhor".
I.
A sexta dispensação se chama da . " GRAÇA" porque foi o principio do
" favor imerecido de Deus ao homem".
A.
Começou na Cruz do Calvário.
B.
Terminará com a vinda de Cristo em glória. O
anticristo será destruído e terá inicio o reino de Cristo.
C.
Duração: Neste ano (2004) a Dispensação da Graça
tem mais ou menos 1974 anos.
II. CIRCUNSTNCIAS FAVORAVEIS.
A.
O próprio Cristo começou esta dispensação. Ele foi
a voz de Deus ao homem (Hebreus 1.1-3).
B.
Ele logrou a obra da redenção que Deus lhe havia
encarregado (João 17.1-5)
C.
Ele destruiu todas as obras do Diabo ao fazer obras
maiores sobre o poder do diabo.
D.
Ele trouxe a liberdade pelo Evangelho
E.
Ele estabeleceu uma igreja e a revestiu com poder
para continuar a obra que Ele começou. Mateus 8.17; l8.l8; João 14.16; Atos
1.1-2; 2.1-4.
F.
Com uma igreja vitoriosa, todo o mundo pode ouvir,
atreves dela, e obter ou ao menos buscar o evangelho.Assim que Deus tornou mais
fácil, para esta geração, o fazer sua vontade. Porém o homem, como nas
dispensações anteriores está fracassando ao não aproveitar a gloriosa
oportunidade de ser redimido, nascido de novo, recreado em Cristo, onde ele
pode ter a vitória completa sobre a carne, o mundo , e o diabo, e onde ele pode
ter a retidão que a lei requer, cumpridos nele por meio do Espírito Santo (
Romanos 8.1-13; João 3.5; Tito 3.5).
III. A PROVA
A prova desta dispensação é a mesma da dispensação
da Promessa.
1.
Separação do mundo pecaminoso.
2.
Uma fé em Jesus Cristo que opera obediência a
Ele (Romanos 1.5; 16.26; Mateus 38.19; Marcos 16.15-18; Atos 1.8;
Hebreus. 11.6).
A Salvação é para todos, porem ele abençoará
unicamente aos que crêem e recebam a Cristo como um Salvador pessoas.(Marcos
16.15-17; João 1.12; Atos. 2.38-39; Romanos 10.10).
IV.
O PROPOSISTO DESTA DISPENSACAO
O
propósito desta dispensação não é a conversão do todo o mundo como alguns crêen
(porque nem todos crerão) porém o " chamar" de
fora ou tomar deles a um povo para Seu nome ( Atos 15.13-18). A palavra grega
"eklesia" traduzida
"
igreja" realmente quer dizer "
assembléia" ou " congregação" do povo
chamado de fora. A maioria do povo ou massas, não será salva durante esta
dispensação . Apocalipses 9.20-21; 16.9,11. Porque a humanidade entrará numa
apostasia e em pecado no fim do século, como nunca se viu antes na historia do
mundo. ( II Tessalonicenses 2.l0-12; Mateus 24.15-26; Apocalipses 13.l-8,
l0).
O
meio de alcançar este propósito será a pregação do evangelho, "
que é poder de Deus para salvação de todo aquele que crer..."
Na
dispensação da Inocência, o homem tinha que obedecer o mandamento de Deus; na
da Consciência ele tinha que obedecer as determinações de sua própria
consciência, o oferecer sacrifícios com fé no Salvador vindouro; na da Promessa
ele tinha que aceitar as promessas de Deus por fé e também oferecer sacrifícios
com a fé colocada no Salvador vindouro; y na da Lei ele tinha que obedecer a
lei que incluía oferecer sacrifícios com fé no Salvador vindouro; porém
na dispensação da Graça tem que crer e receber ao próprio Salvador que ja veio,
apenas isso.
V. O FRACASSO
A.
O primeiro fracasso foi a rejeição de Jesus pelos
Judeus. Tiveram uma gloriosa oportunidade depois do Calvário, mas também a
recusaram (Atos 3.19-26).
B.
A apostasia da igreja visível ( II Timóteo 3.1-8).
I.
O JUIZO OU CASTIGO.
O fim desta dispensação será o juízo de Deus sobre
todos os incrédulos e nações durante a Grande Tribulação e o reino do
anticristo.
A segunda vinda de Cristo à terra com Seus santos
concluirá o período da Grande Tribulação e dará começo à dispensação do Reino
ou do Milenial.
A
Dispensação da Graça se caracteriza por duas coisas importantes: A manifestação
do Espírito Santo, e o inicio do ministério da IGREJA.
A
IGREJA
I
. A IGREJA É UM MISTERIO.
Cristo falou dela a seus discípulos Mat.16.13-19;
porém o mistério foi primeiro revelado ao Apóstolo Paulo. Efésios
3.3-6,9; Romanos 16.25,26.
II. A
IGREJA É UM ORGANISMO (tem vida).
Não é apenas uma organização ou denominação. É o
Corpo de Cristo (Efésios 5.23-32).
l. Cristo é a cabeça da Igreja. Efésios 1.22,23; Colossenses 1.18.
2. A igreja está comparada com uma casa ( I Timóteo 3.15)
3. A
igreja esta comparada com um templo (Efésios 2.21-22)
4.A Igreja esta comparada com um corpo. ( I Coríntios 12.27-31)
5. O Espírito Santo faz com que todos os membros sejam um só corpo
Efésios 4.4-6; I Coríntios 12.27; Romanos 12.5.
III.A IGREJA É A NOIVA DE CRISTO.
l. Atualmente ela está comprometida com Cristo como
uma virgem ( II Corintios 11.2).
2.A igreja está aperfeiçoando para Ele. Efésios
4.11-13.
NOTA: Há duas noivas nas Escrituras: 1) No Velho
Testamento Israel é a esposa infiel de Jeová. Isaías 54.5. Por sua infidelidade
(ídolos) foi colocado de lado, porém ao arrepender-se será restaurada ao favor
divino. Ezequiel 16; Oseías 2.1-23. 2) No Novo Testamento a Igreja
é a Noiva de Cristo, sempre fiel, ela morará na Jerusalém celestial depois do
milênio, enquanto que Israel morará na terra renovada.
IV. A ORIGEM DA IGREJA
Nos pensamentos de Deus a Igreja foi escolhida
desde os tempos eternos. Efésios 1.4,5. Quando Cristo olhou
para a cruz, Ele revelou a seus discípulos o propósito de fundar a
Igreja. Mateus 16.13-20. O ensino da igreja Católica romana que a
igreja foi fundada sobre Pedro e que os papas são seus sucessores não se
encontra na Bíblia.
A Igreja nasceu no dia de Pentecostal quando o
Espírito Santo veio e deu vida à Igreja.
V. MISSAO DA IGREJA.
A Igreja não é um "clube
social", nem uma logia, nem uma associação de reforma, nem um
lugar de venda de privilégios pecaminosos nesta vida ou na vida futura, mas:
1.
Uma luz que brilha - Mateus 5.13-16
2.
Sal para preservar – Mateus 5-13.
3.
Um evangelista para pregar – Marcos
16.15-20
4.
Um exemplo da vida de Cristo – I Pedro 2.9.
5.
Um embaixador para representar ao reino do
céu- II Corintios 5.20.
A verdadeira Igreja está composta de santos (
nascidos de novo) de todas as denominações. Mas sempre é bom ressaltar que em
todas as denominações deve haver membros que são membros da verdadeira Igreja,
e que em todas as denominações deve haver membros que não são da verdadeira
Igreja. Isso quer dizer que, o fato de ser congregado não significa ter o nome
no livro da vida. É necessário ser convertidos, nascido de novo.
Não existe denominação com privilegio especial.
VI. RAPTO
OU ARREBATAMENTO DA IGREJA.
O
Rapto ou Arrebatamento da Igreja é a grande e gloriosa experiência vindoura da
verdadeira Igreja. I Tessalonicenses 4.13-17; I Corintios 15.51-57. a Igreja
será tirada ou arrebatada quando Cristo se manifeste nas nuvens e subirá para
reunir-se com Ele.
Quando
será o arrebatamento da Igreja?
A
Igreja será arrebatada antes da Grande Tribulação. Existe alguns que crêem que
a Igreja passará pela Tribulação. Contra isso, temos alguns pontos a
considerar.
1.
Nas Escrituras não se menciona a Igreja em conexão
com a Grande Tribulação.
2.
em Apocalipse não se menciona a palavra "
Igreja" depois do capítulo 4. Se crer que os 24 anciãos do capítulo 4 são
representantes da igreja.
3.
Muitos confundem a expressão da promessa a
Filadélfia em Apoc. 3.10.
4.
Os cálices de Apoc. 16 são juízos de Deus ao mundo,
porem a promessa ao crente em João 5.24 é que ele não virá a
juízo.
I Tes. 5.8-9; Rom. 5.9; 2 Tes. 1.9-10.
5.
A Grande Tribulação, apesar de que afetará a todo o
mundo, diz
respeito especialmente a Israel ( Jer. 3.7;
Dan. 12.1).
6.
A promessa à Igreja sobre a ocasião em que se
reunirá com o
7.
Senhor é sem data. I Tes. 1.10; Fil. 3.20-21. Os
sinais nas Escrituras se referem à segunda vinda do Senhor em sua revelação ao
mundo.
VII. TRIBUNAL DE CRISTO
Entre os diversos juízos das Escrituras,
encontramos um dos mais importantes que e o juízo do Tribunal de Cristo, onde
se julga e se recompensa a Igreja. Não devemos confundir o Tribunal de Cristo
com o Juízo Final. No Tribunal de Cristo, que se seguirá depois do
arrebatamento da Igreja, só os salvos comparecerão. Será para prestar contas de
nossa mordomia (Rom. 14.10; II Cor. 5.10; Ef. 6.8).
I.
AS
BODAS DO CORDEIRO.
Isto acontecerá nas regiões celestiais. Apoc
12.5-12; 19.4-9; 21.2-11. Será a grande festa esperada pela Igreja de Cristo,
será quando se selará o casamento do Noivo (Cristo) com a Noiva ( a Igreja), e
estarão juntos por toda a eternidade.
Enquanto
que a Igreja está nos ares com o Senhor Jesus, aqui na terra começara o período
mais terrível da historia humana: A GRANDE TRIBULACAO.
A GRANDE TRUBULACAO.
I.
QUANTO TEMPO
DURARÁ?
A Grande Tribulação será um período de sete anos
que se seguirá à Dispensação da Graça. Serão os sete anos mais terríveis da
historia do mundo, quando Deus castigará ao mundo. No capitulo 9 de seu livro,
Daniel nos fala de 70 semanas de anos (490 anos). 69 semanas de anos (483 anos)
já se cumpriram com a primeira vinda de Cristo, deixando uma semana de anos (7
anos) para ser cumprido. Estes 7 anos corresponde ao período da Grande
Tribulação. De Apocalipse 6.1 até 19.21 será o período da G.
Tribulação.
Haverá uma divisão de dois períodos: A primeira
parte de 3 anos e meio será menos drástica. A segunda parte inclui Apoc. 12-19.
Na primeira parte o Anticristo protegerá aos judeus, porém quando eles o
recusarem começará a grande perseguição. Alguns textos que se referem a estas
duas partes: Mat. 24.21-22; Apoc. 11.1-2; Daniel 12.1; Apoc. 12.14-17;
13.5-7; Jer. 30.4-11.
II. O PROPOSITO DA GRANDE TRIBULACAO
O propósito divino da Grande Tribulação é de
purificar a Israel e trazê-los outra vez a um lugar onde deus possa cumprir seu
convenio eterno, feito com seus pais.
II.CARACTER DA GRANDE TRIBULACAO
Haverá toda classe de maldade em grau superlativo.
Porque será dessa maldade que Deus lançará sua ira e castigo sobre os
gentios. Apo. 6.1-19,21.
II.
O ANTICRISTO
No inicio da Grande Tribulação se manifestará um
grande homem com poderes extraordinários. O mundo o receberá para salvá-lo das
muitas dificuldades que existirão nesse período. (principalmente problemas
civis e econômicos a nível universal). Será recebido como um cristo ou salvador
e muitos crerão que ele é o Cristo. Com o arrebatamento da Igreja e sem a forte
atuação do Espírito Santo, ele poderá atuar com toda liberdade através do poder
do Diabo. 2 Tes.2-3-12; Mat. 5-13.
No inicio da grande Tribulação haverá um pacto
entre o Anticristo e os judeus, porém depois de 3 anos e meio romperá seu pacto
com eles e os perseguirá ferozmente.
III.
A SEGUNDA VINDA DE
CRISTO
A segunda vinda do Senhor Jesus, será depois da
Grande Tribulação e antes do inicio do Milênio.
Na ultima parte da Grande Tribulação o Anticristo
juntará todos os exércitos do mundo para lutar contra os judeus e apoderar-se
de Jerusalém. Assim se dará o que a Bíblia chama de " Batalha do
Armagedom" Sal. 2.1-9; 21.8-12; 46.1-4; 76.7,8; 110.1-7; Isaías
2.19-21; 31.4,5; 34.2,3; 41.11,12; 49.25; 59.l7-19; 66.15,16; Jer. 25.30-33;
30.16; Zac. 12.7-9; 14.3,4, 13-15; Miq. 7.16,17; Luc. 19.27.
No momento final, quando o Anticristo começar a
comemorar a vitória sobre os judeus, Cristo aparecerá nos céus contado sobre um
cavalo branco, acompanhado por todos seus santos que formarão parte do seu
grande exército. Cristo destruirá o exercito do Anticristo, e lançará o
anticristo e o Falso Profeta no lago de fogo para sempre. Os judeus olharão a
Cristo e o reconhecerão como o Jesus crucificado, seu Messias e Libertador.
Logo depois Satanás será aprisionado por mil anos, no mesmo lugar onde já
estarão o Anticristo e o Falso Profeta. Depois cristo julgará as nações vivas,
para seguidamente dar inicio al período milenial. Zac. 14.1-18; Ez. 39;
II Tes. 2.8; Apoc. 16.13-16; 19.11-21; Is. 66.5,6; Zac. 13.
Esta
é a sétima e ultima Dispensação, é a que precede o novo céu e a nova terra.
Neste período de 1000 anos Cristo porá Seus inimigos sob seus pés. Ef.
1.10, 21; I cor. 15.24-28; Ap. 20.1-6.
I. Se
chamará do reino divino porque Cristo reinará..
A.
Começa com a vinda de Cristo
em glória.
B.
Terminará com o Juizo Final,
ou Grande Trono Branco.
C.
Durará 1.000 anos.
II. CIRCUNSTANCIAS FAVORAVEIS.
A.
Cristo reinará com ajuda dos santos. Is.4.2-3;
9.6-7; 11.1-9; Jer. 23.5-8; Ap. 11.15.
B.
Satanás será amarrado no abismo. Ap.
20.1-13.
C.
O governo será perfeito em Justiça. Não será
monarquia, nem democracia, nem autocracia, mas uma teocracia. Os santos de
todos os tempos terão prte no reino, Oséias 3.5; Jer. 30.9; Ez. 34.10.
D.
A terra estará livre da maldição que atualmente
pesa sobre ela.
E.
Haverá um só reino que cobrirá toda a terra. Haverá
uma unica capital, Jerusalém.Pecadores estarão no reino , mas estarão obrigados
a obedecer as leis do reino. Is. 2.2-5; Sal. 2.7-9; Miq. 4.3; I Cor.
15.25-28; ap. 20.1-10; Zac. 14.16-21.
F.
Haverá um novo templo. Cristo será seu
construtor. Zac. 6.9-15. O templo que os judeus construíram e que
foi profanado pelo Anticristo será destruído na batalha do Armagedom. 2
Tes. 2; Mat. 24.15; Ap. 11.1-2.
I.
A PROVA.
A prova da
dispensação será:
1.
Recepção de Cristo como rei da vida natural e na
alma para a vida espiritual e eterna.
2.
Obediência às leis divinas do governo divino. O
diabo será solto no fim da dispensação para provar a humanidade Ap.
20.7. A humanidade na dispensação Milênio terá que ser provada, como
nas outras dispensações anteriores.
II.
FRACASSOS.
Como nos períodos anteriores esta dispensação
terminará em fracasso. Quando Satanás for solto, muita gente que aparentemente
obedecia as leis divinas, se unirá ao Diabo para o ultimo esforço para vencer a
Cristo.
III.
O JUIZO ( ou castigo de Deus).
O juízo será que eles ( os rebeldes ) serão
destruídos no corpo e irão ao Grande Trono Branco para serem lançados no lago
de fogo para sempre. O Diabo também será lançado no lago de fogo. Ap.
20-10-15.
IV.
A SEGUNDA RESSURREICAO
A segunda ressurreição acontecerá no fim do período
milenial e antes do Juízo Final. Ai estarão todos os mortos desde Adão até o
fim do milênio, que morreram sem salvação. Ap. 20.4-6; 11-15; Jo.
5.28-29; Atos 24.15; Daniel 12.2. Todos estes ressuscitados comparecerão
diante do Grande Trono Branco para receberem a condenação final.
V.
NOVO CEU E NOVA TERRA.
Depois do Juízo diante do Grande Trono Branco e da
destruição do primeiro céu e d primeira terra, João escreve em Apocalipses 21.1
sobre essa grande realidade da última mudança que Deus fará no universo.
VI.
A NOVA JERUSALÉM.
Em Apoc. 21.2, João escreve sobre a nova Jerusalém.
E na visão do apostolo essa cidade aparentemente já existia durante o período
prévio ao milênio. Não se sabe onde estava situada, mas a visão diz que desceu
do céu de Deus.
VII.
A ETERNIDADE.
Com o fim do milênio e depois do Grande Trono
}Branco, começará uma era sem fim, a ETERNIDADE. Ap. 21.2-22-1. Será um
período especial:
1.
O Povo de Deus será o Templo
vivo e verdadeiro
2.
Desaparecerá o tempo
cronológico, para viver num eterno presente.
3.
Nunca mais se interromperá a
comunhão com Deus.
4.
Não haverá mar, mas um rio
cristalino que sai do trono, ou seja, a vida fluindo diretamente de Deus.
5.
Com o novo céu não será
necessário nem sol nem estrelas, nem lua, ja que Deus encherá tudo e o
iluminará.
Sabemos que esse tema é muito extenso e profundo, e
o mesmo será ampliado durante a exposição do Estudo Bíblico. Esta Apostilha é
apenas um resumo do tema apresentado.
Apóstolo Josué Lopes
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