quinta-feira, 19 de maio de 2011
Os Vencedores e a Salvação
As Três Partes do Homem
Para compreender melhor o que significa ser um cristão vencedor, é necessário conhecer que o homem está composto, não de duas, mas de três partes: espírito, alma e corpo.
Quando Deus fez o homem, varão e mulher, o fez pensando em Seu Filho, e pensando na Igreja, porque não era bom que Seu Filho estivesse só, mas que tivesse uma esposa idônea; Deus fez o homem para chegar a ter uma família, um lugar, e edificar uma casa para morar eternamente; e Deus fez o homem com um propósito definido e dotado das partes convenientes para que pudesse cumprir esse propósito. Deus queria que o homem fosse semelhante a Cristo. Diz Gênesis 2:7:"Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente".Analisando um pouco, vemos que do pó da terra formou o corpo do homem; em sua narina soprou fôlego (hebraico neshamaj, vento, espírito) de vidas (no original está no plural, jayim), porque ao soprar o espírito e reagir com o corpo, teve origem a alma, e o homem veio a ser então um ser vivente (hebraico nephesh hayah, ser vivente ou alma vivente). Portanto, na regeneração o homem veio a ter várias classes de vidas: vida biológica (no corpo), vida psíquica (na alma) e vida zoé ou pneumática (no espírito), que é a vida divina, a vida não criada, a vida eterna que nos deu Deus no dia de nossa regeneração, pois sem a vida do Senhor, o espírito humano existe mas não tem vida divina. Lemos em 1 Tessalonicenses 5:23:"O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo"
"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hb. 4:12).
Nestas citações e em outros lugares da Bíblia, vemos que Deus nos fez, seres humanos, dotados de três partes ou princípios bem diferenciados, que são: espírito, alma e corpo; partes com as quais estamos capacitados para ter relação com Deus e os seres espirituais, consciência de nós mesmo e comunicação com o mundo que nos rodeia, respectivamente. Mediante os sentidos do corpo biológico e suas operações vitais nos comunicamos com as coisas físicas; mediante a alma temos consciência de nós mesmos, pois na alma estão assentadas o conjunto de funções psíquicas próprias de nosso ego, e que determinam nossa personalidade, tais como a mente que gera os pensamentos, a vontade para tomar as determinações, e as emoções, que estão relacionadas com o amor, o ódio, a tristeza, a alegria, a amargura, o gozo, a introspecção, etc...; ou seja, a mente determina o que penso, a emoção o que sinto e a vontade o que quero. Mediante o espírito temos comunicação com Deus; quando somos regenerados pelo Espírito de Deus com base no haver crido na obra redentora do Senhor Jesus na cruz. Uma vez que temos crido, somos regenerados, nascidos de novo no Espírito, porque Deus nos faz partícipes de Sua vida eterna, de Sua natureza divina (2 Pedro 1:4), e vem morar em nosso espírito por Seu Espírito. Nosso espírito humano, para ter esta relação íntima com Deus, está provido de certas faculdades tais como a intuição, a consciência e a comunhão.
O Espírito Santo mora no espírito do crente. O espírito humano foi projetado para que more nele o Espírito de Deus. Diz em Romanos 8:9-10: "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça". De conformidade com a Palavra de Deus, temos sido feitos assim pelo Senhor, para que dentre todos os homens, os que crêem no Senhor Jesus Cristo, os redimidos pela obra do Senhor Jesus na cruz, e ressurreição e ascensão, e que compõem a Igreja, seja um templo santo de Deus; e o Senhor Jesus está edificando esse tabernáculo entre nós os redimidos. "Não sabeis que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Co. 3:16). O Novo Testamento fala da construção do tabernáculo verdadeiro. Por exemplo, Efésios 4:11-12 diz: "11 e Ele mesmo (Cristo) constituiu a uns, apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas; a outros, pastores e mestres, a fim de aperfeiçoar aos santos para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo". No Antigo Testamento encontramos um tipo, ou uma maquete ou figura deste verdadeiro templo do Senhor. Essa figura a encontramos no tabernáculo, ou templo portátil que Yahveh ordenou Moisés que lhe fizessem no deserto; e mais tarde no templo que Salomão lhe construiu em Jerusalém. No livro de Êxodo encontramos em detalhe a descrição do tabernáculo, o qual constava de três partes principais: o átrio, o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo.
Nós, a Igreja, no Novo Testamento somos o verdadeiro tabernáculo que Deus está construindo para Sua morada eterna. Somos o verdadeiro templo de Deus. Se compararmos as três partes do homem com as três partes principais do tabernáculo, encontramos suas correspondentes similaridades. Até o átrio tinham acesso todas as tribos dos israelitas e mesmo gentios prosélitos; era a parte mais aberta do templo; corresponde a nosso corpo, que é a parte mais externa de nosso ser, por meio do qual nos comunicamos com tudo o que nos rodeia por meio dos sentidos.
No Lugar Santo do tabernáculo só podiam entrar os sacerdotes, e é comparado com nossa alma, que é a parte que segue ao corpo, a qual já não pode ser penetrada por outros seres; a alma tem sua intimidade, a intimidade de nossa própria personalidade. No Lugar Santo do tabernáculo estava o candeeiro de ouro, a mesa e os pães da proposição e o altar de ouro de incenso. Até ali podiam entrar os sacerdotes a ministrar ao Senhor, e oferecer-lhe azeite, incenso e pão; mas não o resto dos israelitas. Em nossa alma residem, como temos dito, nossa vontade humana, nossa mente e as emoções, que caracterizam nossa personalidade e individualidade, e até onde, em condições normais, não tem acesso as demais pessoas, como se podem fazer com nosso corpo por meio dos sentidos: visão, olfato, paladar, audição, tato.
Mas no tabernáculo havia uma terceira parte ainda mais íntima, o Lugar Santíssimo, onde estava a arca do pacto de madeira de acácia, coberta de ouro por todas as partes, e dentro da qual estava uma urna de ouro que continha um pouco de maná, a vara de Arão que havia florescido; e as tabuas do pacto trazidas do Monte Sinai por Moisés. Em cima da arca estavam dois querubins de glória, que cobriam com sua sombra o propiciatório; ou seja, a tampa da arca, onde era oferecido o sangue dos sacrifícios. Estes querubins eram guardiões da glória e da justiça de Deus, e velavam, simbolicamente, que o sumo sacerdote se aproximasse do propiciatório não sem sangue. Mas analise o leitor as seguintes palavras de Hebreus 9:7-8:"7 mas, no segundo (aqui se refere ao Lugar Santíssimo do tabernáculo), o sumo sacerdote, ele sozinho, uma vez por ano, não sem sangue, que oferece por si e pelos pecados de ignorância do povo,8 querendo com isto dar a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do Santo Lugar não se manifestou, enquanto o primeiro tabernáculo continua erguido".No Lugar Santíssimo não podia entrar ninguém; era o lugar central e mais íntimo do tabernáculo; ali só podia entrar o sumo sacerdote uma vez ao ano, no Yon kippur, o dia da expiação, que era o dia décimo do mês sétimo judeu. O Lugar Santíssimo estava separado do Lugar Santo por meio de um véu, tipo do véu que separa aos homens de Deus, e enquanto não haja revelação ou se rasgue o véu, o homem não tem capacidade para conhecer a Deus nem a Seu Cristo. No Lugar Santíssimo se manifestava a glória de Deus, a Shekiná, a habitação ou presença de Deus. Nosso espírito é o Lugar Santíssimo de nosso ser humano, feito por Deus para Sua habitação. Assim o Senhor faz Sua habitação corporativa, Sua Igreja. Logo diz nos versículos 9 e 10:
"É isto uma parábola para a época presente; e, segundo esta, se oferecem tanto dons como sacrifícios, embora estes, no tocante à consciência, sejam ineficazes para aperfeiçoar aquele que presta culto,
10 os quais não passam de ordenanças da carne, baseadas somente em comidas, e bebidas, e diversas abluções, impostas até ao tempo oportuno de reforma".
Diz aqui a Palavra de Deus que chegaria um tempo de reformar as coisas, e que o antigo tabernáculo é apenas símbolo para o tempo presente. Símbolo de quê? Do verdadeiro templo de Deus, Sua Igreja, a vida corporativa da Igreja. Para entender o delicado tema da doutrina bíblica da salvação é necessário, pois, fazer uma clara diferença entre o corpo, a alma e o espírito no homem. Se não se faz uma clara diferença sobre isto, a confusão é grande. Não confundas a alma e o espírito. O homem é um ser tripartido. Qual é o objetivo de Deus ao fazer o homem composto de três partes? A respeito, a Bíblia diz em Zacarias 12:1:
" Sentença pronunciada pelo SENHOR contra Israel. Fala o SENHOR, o que estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro dele ".
Aparece o espírito do homem como se para Deus fosse o mais importante de toda sua criação. Vai do maior ao menor: do céu e sua imensidão concentra sua atenção na pequenez da terra, e logo no espírito do homem. O Senhor tem um especial interesse no espírito do homem.O espírito é o lugar secreto do Senhor, onde a luz é Deus; ali o homem se une e se comunica com Deus. As funções do espírito são: a consciência, ou seja, a luz e guia de Deus para discernir o bom do mal, independentemente de todo conhecimento da mente e opiniões exteriores (Romanos 8:16); a intuição, que se relaciona com a voz e o ensinamento de Deus no espírito humano para perceber os movimentos do Espírito Santo e as revelações de Deus (Atos 18:25); e a comunhão, por meio da qual adoramos e servimos a Deus no espírito e temos intimidade com Ele (João 4:23; Romanos 1:9).A alma é o eu da pessoa, pois ali está a sede de sua personalidade, dado que é o assento da mente (pensamentos), vontade (faculdade de decidir), de onde emana sua responsabilidade e seu poder de decisão, e as emoções da alma, que são seus afetos, seus sentimentos e suas paixões; ou seja, nossas simpatias e antipatias. Na alma estão todas as faculdades que determinam nossa individualidade e nossa personalidade. A alma, como sede da vontade e personalidade do homem, enlaça e fusiona o corpo com o espírito, e por meio da alma o espírito pode submeter o corpo a sua obediência, a fim de sublimá-lo. Mas pode suceder o contrário, por meio da alma o corpo pode atrair ao espírito para que ame ao mundo e as coisas que estão no mundo. Mas o anterior depende da vontade do homem, assentada na alma.
O cristão deve ter clareza, e saber diferenciar e separar as funções do espírito e as da alma; não confundir, por exemplo, os meros pensamentos da alma com a intuição do espírito (Hebreus 4:12). Antes da queda do homem, o poder da alma estava totalmente sob o domínio do espírito. O espírito era o amo, a alma era apenas o administrador, e o corpo era o servo. Isto temos que ter presente para compreender tudo o relacionado com nossa salvação, e a vitória ou derrota no andar com o Senhor.
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2 comentários:
amados... a paz de Jesus esteja convosco...simplesmente quero deixar aqui meu agradecimento pelo artigo, pois tenho estudado muito sobre o assunto e este me foi de grande valia. que Deus vos abençoe sempre ...até a próxima...castro
amados... a paz de Jesus esteja convosco...simplesmente quero deixar aqui meu agradecimento pelo artigo, pois tenho estudado muito sobre o assunto e este me foi de grande valia. que Deus vos abençoe sempre ...até a próxima...castro
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