
São varias pessoas que tem me ligado, enviado e-mails preocupados com o fim do mundo. A data do fim, é sugerida por um Calendário da civilização Maia (cultura mesoamericana pré-colombiana), e a mídia têm aumentado a curiosidade pela ficção ao afirmar que um planeta de nome fictício (Nibiru) “entrará em choque com a Terra”. Basta você acessar o Google, digitar “2012” e você encontrará uma enxurrada de “informações” sobre a “nova moda apocalíptica”.
Para não cairmos nessa onda de euforia, é importante termos em mente que:
1) O Calendário Maia não é o Calendário de Deus;
2) O “tempo do fim” na Bíblia é o fim do pecado e das conseqüências trágicas trazidas à humanidade (a principal, a morte. Ver Romanos 6:23). O “fim” ocorrerá por ocasião da volta gloriosa de Jesus (Apocalipse 1:17; Mateus 24:30, 31; 2 Pedro 3:10-13);
O CALENDÁRIO DE DEUS NÃO É O MESMO UTILIZADO PELOS MAIAS
Não devemos negar a dedicação dos Maias no estudo, especialmente da astronomia. Todavia, o tempo de Deus não é o tempo do ser humano. O “Calendário Divino” que aponta os sinais da volta de Cristo são: o capítulo 24 de Mateus, o capítulo 21 de Lucas e o capítulo 6 do livro do Apocalipse, entre outros. O Calendário de Deus não é numérico, mas, profético.
Bispo Josué Lopes